Como organizar sua festa de noivado!

Boa Tarde, Noivas e Amigos leitores!

Hoje vou falar sobre como organizar a festa de noivado, acho legal sempre ter uma comemoração, nem que for só um bolinho e champagne. Mais temos que comemorar, pois motivos de sobras temos!!


É chegado o momento tão especial: o noivado! Ele é que abre a contagem regressiva para o casamento. Este evento significa a maturidade de um relacionamento e que os dois sentem-se prontos para começar uma nova família. Com uma conseqüente consolidação de um relacionamento a dois, este é o momento importante para fortalecer os vínculos, as alianças, conhecer melhor os hábitos e o temperamento do outro, compartilhar projetos e sonhos e, é claro, se preparar para um compromisso de grau maior.



TIPOS DE NOIVADO

A algum tempo atrás era de costume dos noivos apenas divulgarem a seus amigos e familiares a decisão de se tornarem noivos, contudo, esse costume vem se modificando e o que está em voga hoje é fazer uma grande festa de noivado para comemorar a ocasião em grande estilo. Existem dois tipos de noivados:
Descontraído: ocorre quando os noivos recebem os convidados já fazendo uso das alianças e, no momento escolhido, oficializam o compromisso e comunicando a decisão de ambos.
Tradicional: Após o jantar, o noivo e a noiva se levantam, ele anuncia o momento especial e poderá dizer algumas palavras se desejar. Os noivos trocam as alianças na presença dos convidados e o champanhe será servido a todos. Após o brinde, cortam o bolo.




ORGANIZANDO A FESTA

Primeiramente é preciso dizer que a festa é de responsabilidade dos noivos. Pais e familiares no geral podem ajudar com as despesas, contudo, a organização e os custos principais ficam a cargo dos futuros noivos.
É necessário se ter em mente quando se deseja e o quanto é possível gastar. Os noivos devem fazer uma cotação de preços e pedir indicações de amigos e familiares sobre locais e empresas prestadoras de serviços de Buffet, decoração, foto/filmagem e som. Tendo-se uma idéia inicial de custos e do que os noivos desejam, alguns serviços podem ser substituídos por outros de igual qualidade, o que facilitará na contenção dos gastos e sem causar conseqüências desagradáveis.
Com relação ao número de convidados, dependerá muito do estilo da festa (se é mais reservada ou não). No geral, convidam-se no máximo cerca de 100 pessoas, apenas as mais íntimas.
O evento pode ser realizado na casa da noiva, numa chácara ou sítio e o ideal é providenciar o fechamento vip de um restaurante ou Buffet pequeno para fazer os serviços de pratos e de mesa.
Se estiver ao alcance do noivo, este poderá presentear a noiva com um anel de brilhantes, símbolo do amor eterno. Este anel poderá ser entregue durante a festa, na presença dos convidados, ou quando os dois estiverem sozinhos.


 

CONVITES E TRAJES

Os noivos geralmente ficam preocupados quanto ao tipo de convite indicado para o noivado. Pois bem, ele deve ser mais simples que o do casamento, contendo somente as informações necessárias: nome dos noivos, texto básico (“Desejamos a sua presença” ou “Ficaremos gratos com a sua presença”), hora, data, local e um telefone para informações e confirmações das presenças. O convite deverá ser entregue pessoalmente pelos futuros noivos, com no mínimo um mês de antecedência.
Quanto ao traje, este dependerá do estilo da festa, local e horário. Caso seja uma festa totalmente descontraída, os homens podem usar calça sarja/social e camisa, enquanto as mulheres podem fazer uso de um vestido longuete, terninho ou saia. Se o evento ocorrer em uma ambiente mais livre como num churrasco ou no campo, procure utilizar um traje de passeio mais leve. E, caso seja um jantar de caráter formal, a ocasião



A RECEPÇÃO

Tradicionalmente, os pais da noiva eram os introdutores do noivado, ou seja, as pessoas que recebiam os convidados. Atualmente, não existem mais regras, os noivos podem até recepcionar eles mesmos, ou um amigo, ou outro membro da família.





CARDÁPIO

Caso opte-se por uma festa pela manhã, um café-da-manhã que contenha bolos e tortas é uma ótima opção. Já em um evento vespertino, os mesmos pratos anteriores serve os convidados em um belo café-da-tarde. À noite, o jantar, o coquetel e o coquetel com prato quente são sendo as melhores alternativas. Lembranças divertidas que lembram o casal são muito bem vindas também.
Entre algumas sugestões de cardápio de eventos noturnos encontramos: coquetel frio e quente, sem fritura, suas massas, três tipos de salada, um peixe, uma carne, duas sobremesas, sucos, água, sucos, chás gelados, espumante, champagne para o brinde e mesa de doces. Para finalizar, quanto à quantidade de bolo, aconselham-se 100g por pessoa ou 60g caso haja sobremesa.



LEMBRANCINHAS

Existem diversas opções de lembranças, desde bem-casados, colar com pingente personalizado de ouro branco para as mulheres e abridor de vinho para os homens. Em suma ela deve combinar com o conceito do evento, seja ele romântico, despojado ou moderno.





SUGESTÕES PARA NOIVOS MAIS JOVENS


Os noivos mais jovens e com estilo mais despojados provavelmente irão preferir uma festa com os amigos, sem qualquer formalidade. Nesse caso, aconselha-se que seja feita um jantar particular com os pais e pouquíssimos familiares e também uma festa com os amigos e conhecidos, esta já em um astral totalmente jovial. Para esta ocasião não faltam opções:

- Uma mesa de frios ou sanduíches de metro.
- Encontro na pizzaria
- Churrasco.

Na ocasião da festa com os amigos, a noiva pode levar um álbum onde os convidados deixarão mensagens aos noivos e posteriormente este será adornado com as fotos da comemoração. Outra opção totalmente atual é fazer um fotolog com as fotos para que os convidados que estiveram na festa possam comentar.





2 comentários:

  1. Adorei a idéia de como vcs organizam um noivado ou até mesmo um casamento, vou usar essa idéia no noivado de minha sobrinha que estar preste a noivar. Obrigado pela dica.

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    1. Oiiiii Querida. Que bom que gostou fico feliz..Vamos fazer um orçamento de casamento?

      Beijossss

      Qualquer coisa estou a sua disposição

      me add no facebook: kapps eventos cerimonial

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